O tapicuru é uma ave pelecaniforme da família Threskiornithidae.
Também conhecido por tapicuru-de-cara-pelada, maçarico-de-cara-pelada, maçarico-preto, maçarico-do-banhado (Sul), chapéu-velho, frango-d'água ou corvinho (RS).
Nome Científico
Seu nome científico significa: do (grego) phimosus, phimus, phimos = focinho; e do (latim) infuscata, infuscatus, infuscus = escuro, enegrecido. ⇒ Ave escura com focinho ou ave negra com focinho.
Características
Mede entre 46 e 54 centímetros de comprimento e pesa entre 493 e 600 gramas.
Possui um longo e característico bico, o qual varia de um amarelo alaranjado até o amarelo vivo, cores que contrastam com o corpo negro. A cara é também amarelada.
Subespécies
Possui três subespécies reconhecidas:
Phimosus infuscatus infuscatus (Lichtenstein, 1823) - ocorre do leste da Bolívia até o Paraguai, nordeste da Argentina e Uruguai.
Phimosus infuscatus berlepschi (Hellmayr, 1903) - ocorre do leste da Colômbia até as Guianas, no Suriname e na região adjacente do noroeste do Brasil.
Phimosus infuscatus nudifrons (Spix, 1825) - ocorre no Brasil ao sul do rio Amazonas.
Alimentação
Alimenta-se de crustáceos, moluscos, caranguejos e inclusive matéria vegetal (sementes e folhas). Procura alimento na água rasa usando o bico para isso, caminhando lentamente. Às vezes deixa um quarto dele submerso, assim como faz o guará (Eudocimus ruber).
Distribuição Geográfica
Ocorre no Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Suriname, Uruguai e Venezuela.
Fonte do Texto.: Wiki Aves
Fonte das Fotos.: Wiki Aves e @Bird.pbs
© 2022 – Todos os Direitos Reservados
Política de Privacidade.